quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dia mundial sem carro

Na data de hoje, 22/09, se comemora o Dia Mundial Sem Carro. Essa campanha, que começou na França em 1997, defende a não utilização de veículos automotores para locomoções rotineiras como trabalho, escola, faculdade. Como marco,  há um grande incentivo para que se utilize tansporte público e/ou alternativo durante este dia no lugar dos carros particulares. A campanha argumenta que o número excessivo de carros nas ruas gera transtornos como congestionamentos, problemas de estacionamento, além da emissão de gases nocivos a nossa atmosfera.

Ok, concordo, mas a solução para isso seria que os cidadãos que conquistaram o direito de ter um carro peguem o metrô lotado? Ah, sim, temos também os trens da Supervia, onde há comércio do sabão da raspa do juá dentro da composição (experiência própria). E como esquecer os ônibus, que são guiados por motoristas que praticamente apostam corrida e que não tem o mínimo de educação?

É muito fácil falar. Antes de criticarem a utilização de transporte pessoal, nossos chefes de estado deveriam nos oferecer transporte público de qualidade. Nossa engenharia de trânsito deveria ser mais eficiente. Nossas rodovias deveriam passar por obras realmente funcionais. Mas nem a manutenção é feita!

Mas, cá pra nós, seria sensacional ver o Sérgio Cabral esperando o busão na Central do Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário