sexta-feira, 1 de junho de 2012

Acabou


Que o Ronaldinho sairia mal do Flamengo era provável. Muito por ele, haja visto o que houve no Grêmio e no Paris Saint-Germain, e muito também pelo que o Flamengo sempre foi. Todos errados, descumprindo acordos. Quem tinha que jogar bola não jogou. Quem tinha que pagar não pagou.
Mas ontem, quando foi anunciada a saída do dentuço, tive um misto de sentimentos. Claro, pensei criticamente sobre o clube, que é inacreditavelmente mal administrado. Pensei mal sobre o Ronaldo e o irmão, que são mercenários ao extremo. Mas, além disso, fiquei muito triste por ter a certeza que o Ronaldinho acabou.
Por mais que parecesse impossível, sempre fica a esperança que ele vai voltar a jogar, que ele vai ser 30% do que já foi.

Cara, é o Ronaldinho Gaúcho!!

Ele foi o jogador mais espetacular que eu vi. Não foi o melhor. Mas foi o mais espetacular, certamente.
Fez jogadas inacreditáveis, de circo, de propaganda, tudo no campo, tudo valendo! Talvez ele tenha protagonizado os momentos mais emocionantes que eu vi no futebol, como os aplausos que recebeu em pleno Santiago Bernabéu, o gol de falta na copa de 2002. A homenagem que ele recebeu do Barcelona, já como atleta do Milan, em pleno Camp Nou. Aquele memorável jogo contra o Santos na Vila, jogo que me motivou a escrever sobre futebol. Também participou da conquista do penta, da copa das confederações de 2005 (melhor seleção que eu vi), torneios aonde não brilhou tanto, mas marcou presença.

E eu vou sentir muita falta desse Ronaldinho. Uma pena que ele tenha se matado para o futebol.

Ao menos, espero que, de uma vez por todas, se discrimine o sujeito que não cumpre com suas obrigações, que é irresponsável, que justifica um erro com outro. Por mais que se tenha talento, é preciso respeitar regras, cumprir deveres, trabalhar, fazer o que deve ser feito. Isso é o mínimo! 

Não tirar o melhor do dom que Deus nos dá é um pecado mortal.
Uma ingratidão.

Um comentário:

  1. Pois é, cara...
    Com a cabeça de torcedor, eu lamentei a saída porque a cada decepção do Flamengo, saber que o Ronaldinho participava me dava mais vontade de rir, por toda a propaganda feita em torno dele. Que convenhamos, enchia o saco. Cada vez eu achava mais engraçado.
    Mas com a cabeça de um cara que gosta de futebol, eu também lamento a forma como tem sido isso. Concordo contigo. Ele foi um dos maiores jogadores que vi jogar, sem sacanagem. E eu sempre falava uma coisa que tu botou aí: que ele fazia jogada de propaganda, mas DENTRO do campo. Isso que eu achava foda. Sempre objetivo.
    De fato, é triste mesmo constatar como um cara consegue acabar com a carreira tão rápida e displicentemente.
    Mas também não acho que ele seja TUDO isso que a imprensa tá dizendo. Parece que querem transformar o cara num bandido. Sim, é inadmissível um cara ganhar o dinheiro que ele ganha pra não se esforçar, chegar atraso no treino, não ser profissional. Sim, sem dúvidas. Mas ele tá assim há muito tempo. O Flamengo cansou de empatar ou ganhar por um gol de diferença com um golzinho de pênalti dele sem ele ter jogado nada durante a partida, e no dia seguinte nas capas dos jornais, todos estamparem que "R10 Salva o Mengão". Por isso acho sacanagem de uma hora pra outra colocar o cara como um bandido.
    Quanto ao Atlético Mineiro, acho que ele vai render uns 2 meses, mas depois deve vir tudo de novo. Num adianta, eu num vejo mais correção.

    ResponderExcluir