segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O craque e o gênio


No inicio deste mês, a FIFA, em sua festa anual de gala, entregou vários prêmios, entre eles o de melhor jogador do mundo. E, mais uma vez, na verdade pela quarta vez seguida, quem venceu foi Lionel Messi. E, mais uma vez, quem ficou com a prata foi Cristiano Ronaldo.

A deliciosa dúvida, que já dura bem uns 5 anos, se reacende. Afinal, quem é melhor? Ronaldo ou Messi?

Sobre o luso, não há como negar que é um fenômeno. Foi o craque do Manchester de Ferguson em 2008, o que não é pouco. Uma peça muito importante no Real de Mourinho e em sua seleção nacional. O caminhão de gols que marca a favor dos merengues fala por si só. E são gols de todas as maneiras: de falta, de cabeça, perna esquerda, perna direita... Têm velocidade e técnica inacreditáveis, o homem é uma máquina! Além de tudo isso, e o que mais me chama a atenção, é sua personalidade. Simplesmente não aceita derrota, não aceita segundo lugar, não quer nem saber de não ser o melhor. 

Mas a disputa é com Messi. Com o genial Lionel Messi.

Dia desses estive pensando sobre o que pode caracterizar os gênios da bola. O que me chama a atenção para considerar alguém não apenas craque, mas genial.
O gênio, na verdade, não me parece pensar. O gênio nasce sabendo. O sujeito genial age por instinto. Precisa de muito pouco incentivo para se mostrar muito melhor do que a maioria de nós. Além disso, ele simplifica as coisas. Deixa uma fajuta impressão de como é fácil fazer o que ele faz.

Isso tudo eu enxergava no Ronaldo e no Zidane. É isso que eu enxergo em Lionel Messi. Sabe exatamente o que deve fazer em campo. Com a bola ou sem ela. E, vejam, não digo que ele não erra. Ninguém é perfeito. Mas eu não o vejo tomando a decisão errada quase nunca. Ele toca quando deve tocar, dribla quando vale a pena driblar, chuta quando o melhor é chutar. E, para pavor dos críticos de plantão, até na seleção Argentina ele está jogando bem!

Desnecessário dizer que os requisitos para gênio são pura e simplesmente opinião minha, fruto de observações feitas por este apaixonado por futebol.

Sobre meus personagens de hoje, agradeço a quem quer que me abençoe por me dar a oportunidade de ver o melhor dos dois.

E torço, de verdade, para que o debate não acabe nunca.

Independente do craque ou do gênio em questão.

4 comentários:

  1. Definiu muito bem os dois jogadores. CR7 como craque e Messi como gênio. Nunca vi nada parecido com o que o Messi faz hj em dia. O futebol se tornou mais físico, mais difícil de ser jogado e com marcadores ferozes. Messi ignora todas essas dificuldades do futebol atual e joga como Pelé!!! Por isso o considero o maior que já vi jogar, embora não tenha conquistado uma Copa do Mundo. Porque na verdade a glória de uma Copa do Mundo é da seleção e não de um único jogador, Messi deu apenas o azar de ter nascido na Argentina na década errada, não jogou com Kempes, Maradonna, Valdano, entre tantos outros grandes jogadores. Caso contrário a argentina não seria apenas Bi-Campeã Mundial. Messi é PICA!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Lineuzinho, vc me considera gênio ou craque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahah!!
      Um meia esforçado e olhe lá!

      Excluir
    2. kkkkkkk! Okay.......

      http://i1.kym-cdn.com/entries/icons/original/000/003/617/okayguy.jpg

      Excluir